UNHA ENCRAVADA
O embelezamento das mãos e dos pés é feito, basicamente, por manicures. Apesar de ser um procedimento aparentemente simples de ser executado, merece cuidados.
Para preservar a saúde e beleza das unhas é necessário que a manicure adote cuidados básicos, evitando a onicocriptose.
A onicocriptose, ou o termo popular unha encravada, é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não pára de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação.
As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta da ponta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos. As unhas devem ser cortadas com uma ligeira curvatura, sendo que os cantos ungueais devem formar sempre um ângulo de 90° com as bordas ungueais, evitando a onicocriptose.
Quando muito intenso o processo inflamatório, recorre-se ao tratamento cirúrgico denominado Cantoplastia Ungueal que é a retirada a porção lateral da lâmina ungueal onde há o encravamento. Além disso, é realizada a retirada ou cauterização da raiz da unha naquele local para prevenir a volta do problema.