Facelift plano profundo | Deep plane
O facelift plano profundo (Deep plane) é uma técnica avançada que libera a camada muscular sob a pele. Ele permite que a pele seja reposicionada sem tensão proporcionando um resultado mais natural, ao invés de puxar a camada da pele, o que pode dar uma aparência firme. Esta técnica é realizada por menos de 5% dos cirurgiões de facelift, pois é mais exigente tecnicamente e requer mais experiência. No entanto, a maioria dos cirurgiões de facelift acredita que ela é superior à técnica tradicional no fornecimento de resultados superiores e mais duradouros.
Qual é a vantagem sobre um facelift regular?
1. Sem rigidez, tensão ou aparência esticada (resultados de lifting facial com aparência mais natural).
2. A liberação e o reposicionamento da camada muscular sob a pele, chamada SMAS, proporcionam resultados superiores com uma aparência mais jovem.
3. Também por causa da liberação muscular, o “médio da face” (composto pela maçã do rosto e bochecha) é melhorado de forma sutil, mas notável.
4. Resultados mais duradouros. Anatomia dos Músculos Faciais.
Como funciona um facelift plano profundo e como ele difere da técnica regular?
O facelift regular envolve passar apenas sob a camada da pele e apenas dobrar a camada muscular sobre si mesma para firmá-la (ver as ilustrações).
Sob a pele existe uma espécie de camada muscular que cobre grande parte do rosto e pescoço, chamada SMAS. É essa camada de músculo que cede e se afrouxa e que pode fazer com que a pele caia com a gravidade ao longo do tempo. Esta camada SMAS está ligada com ligamentos fortes aos tecidos abaixo dela, que incluem outros músculos, ossos, etc. Portanto, de fora para dentro, há pele, SMAS e tecidos mais profundos com o SMAS ligado a esses tecidos mais profundos através de ligamentos fortes .
A cirurgia está ocorrendo sob a pele. O músculo não é liberado. Em vez disso, são colocadas suturas para dobrá-lo sobre si mesmo. Como o músculo não se liberta das camadas mais profundas, esta técnica pode causar alongamento e tensão e o resultado pode não ser tão duradouro. A camada muscular (SMAS) não é levantada nem apoiada. Os cirurgiões descobriram que operar apenas sob a camada da pele muitas vezes cria aquela aparência tensa, esticada e pouco natural. Além disso, como a pele é elástica, os resultados não duram tanto, pois a pele volta a se soltar depois de alguns meses. Com um facelift plano profundo, o cirurgião opera sob a camada muscular (SMAS) para liberar os ligamentos que a prendem. Esta liberação permite um reposicionamento mais completo e livre de tensão (sem tensão) do músculo e da pele à sua posição original e jovem (ver ilustrações).
Facelift plano profundo. A cirurgia ocorre sob o músculo. Os ligamentos são liberados.
O músculo é então levantado e reposicionado com mais liberdade e sem tensão ou alongamento.
O excesso de pele é então removido.
Esta técnica cirúrgica avançada igualmente fornece uma melhoria da área "midface". O músculo é completamente liberado para ser mobilizado para uma posição mais alta e mais jovem. O rejuvenescimento resultante é mais evidente, pois afeta os destaques das bochechas e maçãs do rosto de forma sutil, mas notável. Em comparação, um lifting facial tradicional não trata maçãs do rosto caídas e áreas escavadas da bochecha, normalmente encontradas no rosto envelhecido.